Games
374 Views
0

Crítica | The King of Fighters chega em sua melhor versão ao PS4

Um tanto atrasado, mas o jogador que nunca desistiu dos seus sonhos finalmente foi recompensado. Mais de 10 anos depois, The King of Fighters 98 Utimate Match Final Edition chega ao PS4, depois de reformulações e atualizações muito bem-vindas.

Brincadeiras à parte, KOF 98UMFE, a melhor atualização de um dos melhores games da franquia da SNK chega com toda a pompa e o rollback netcode que precisávamos nos consoles mais modernos (PS4 e PS5, de tabela). Anteriormente o game podia ser apreciada no PS2, na Xbox Live Arcade e no Steam (a versão de PS3 / PS4 na verdade era apenas uma emulação do game de PS2).

Ultimate Match Final Edition

A versão mais atualizada do game foi lançada pela primeira vez na plataforma Steam. O Final Edition adiciona algumas melhorias e balanceamento ao gameplay, que em 2021 recebeu o tão sonhado upgrade no netcode do jogo, graças aos esforços da Code Mystics.

Quem nunca experimentou essa versão do game, deveria dar uma chance e se surpreender. Um novo modo de jogo além do Advanced e do Extra, chamado de Ultimate, possibilita o jogador a escolher suas próprias vantagens de barra (roll, run, dash, barra de especial), e garante uma pequena (mas útil) atualização da barra Extra, que funciona como um tipo de cancelamento de barra dos jogos modernos.

Da lista de personagens, um dos maiores elencos da franquia (perde só para o KOF 2002 UM), com o elenco clássico somado a convidados muito especiais, como Eiji Kisaragi, Geese Howard, Wolfgang Krauser, Goenitz, entre outros. Isso sem contar os 13 personagens EX escondidos no jogo (escolha pressionando Start), totalizando 64 personagens.

De volta aos velhos tempos

No geral, a experiência de jogar KOF’98UM é quase a mesma do clássico. Um certo rebalanceamento de algumas características do combate, a inserção de novos segredos (como a kunai de Eiji que pega em OTG *off the ground, ou seja, no oponente derrubado) e um ganho na velocidade do game em geral.

A utilização de um hardware diferente do tradicional MVS (aquele cartucho clássico da SNK) também ajudou na distribuição da memória geral do game, e a sensação também pode ser sentida na conversão para consoles.

Novas cores secretas, finais secretos de times que você talvez ainda não conheça (“Time dos Pais”, “Time dos Button Mashers” ou “Time do Boné”, por exemplo). Novos segredos para um jogo antigo e que merece a sua atenção, mesmo com o fabuloso KOFXV sendo jogado por aí.

Online definitivo

A grande melhoria da versão PS4, que recentemente foi adicionada também à versão de Steam do game é o netcode reformulado. Graças a Code Mystics, empresa responsável por relançar a grande maioria dos sucessos da SNK para as gerações mais recentes (The Last Blade 1 e 2, Garou: Mark of The Wolves e Samurai Shodown V Special).

O conceito de rollback netcode foi o mesmo aplicado nos demais trabalhos da empresa (nos jogos retrô, pelo menos), com um misto entre delay e rollback, deixando o jogador utilizar o estilo de netcode que melhor se encaixasse aos seus desejos.

Além disso, recentemente também foi adicionado ao game um modo espectador (muito requisitado pelos organizadores de torneios digitais) e um lobby para comportar mais do que apenas os jogadores que estivessem lutando. É tudo muito simples, porém, eficiente.

The King of Fighters 98 Ultimate Match Final Edition merece um pouco da sua atenção. Principalmente em tempos como os de agora, cuja preocupação com a diversão online dos jogadores, principalmente dos jogos de luta, nunca foi levada tão a sério. E caso o game no PS4 tenha um preço salgado, no PC é super baratinho, recomendo.

■ Jogo: The King of Fighters 98 Ultimate Match Final Edition   ■ Publicação: SNK    ■ Desenvolvedora: SNK / Code Mystics  ■ Plataformas: PS4, PS5, Steam    ■ Lançamento: 21/06/2022

Comunidade Geek Here

Divirta-se, mas tenha bom senso e respeite os outros.

Deixe uma resposta