Games
196 Views
0

Crítica | Capcom Arcade 2nd Stadium

A coletânea de jogos antigos Capcom Arcade 2nd Stadium é um dos muitos formatos criados pela empresa para oficializar as ROMs que há tantos anos povoam os mais diversos emuladores disponibilizados no mercado.

Ao mesmo tempo que é uma forma de ganhar uma grana extra, também é um meio de dedicação e esforço para eternizar alguns jogos que talvez já tenham sido extintos em seu formato original – salvo alguns raros colecionadores mais exóticos.

O segundo game da franquia segue o mesmo modelo anterior. O formato bundle para a compra do pacote completo de jogo, com todos os títulos e extras disponíveis, ou o formato jogo a jogo, para você ir completando a sua coleção aos poucos, se preferir.

Um arcade moderno que não ocupa espaço

O conceito básico é interessante. Um lobby cheio de arcades, todos renderizados na RE Engine, motor gráfico proprietário da Capcom, que deu vida a jogos como Resident Evil VIII e o vindouro Street Fighter 6. Na primeira pessoa o jogador navega entre os gabinetes, escolhe qual quer jogar, coloca a ficha e até mexe nos controles do maquinário obsoleto.

A imersão proposta funciona bem para a brincadeira, mas é basicamente isso. Não é uma estrutura que valha um tempo além do que a própria curiosidade do momento, não traz nenhuma novidade ao gameplay no final das contas. Mas é legal mesmo assim.

Todos os jogos podem ser apreciados mais ou menos como num emulador convencional. Save states, funções de voltar o tempo antes da morte, mudança na dificuldade, está tudo ali liberado para o jogador.

A Lista

2nd Stadium vem com novidades bacanas. A principal delas estampa praticamente todas as propagandas: SonSon, um jogo arcade de plataforma muito antigo e que talvez só os viciados em Marvel vs. Capcom 2 conheçam (o protagonista, no caso).

Ao todo são 30 jogos que fazem parte do pacote e algumas surpresas desagradáveis. Quer dizer, ruim ao menos para quem segue de perto os lançamentos da Capcom e se amarra nos jogos de luta.

É que 2nd Stadium vem com muitos jogos repetidos de outra coletânea recém-lançada (e muito melhor se você gosta de desafios online), a Capcom Fighting Collection. O que é uma pena se considerar o trabalho realizado no game anterior, com multiplayer online via rollback e relançado aqui, mais uma vez, da forma mais crua possível.

Os três Darkstalkers originais, Puzzle Fighter X, Pocket Fighter e Hyper Street Fighter II The Anniversary Edition – até então, inédito nas novas plataformas, agora aparece duas vezes em menos de um mês (e em jogos diferentes).

Deixando esse pequeno tropeço de lado, a nova coletânea de jogos clássicos traz boas memórias no formato de Mega Man 2 – The Power Fighters, jogo para fliperamas nos anos 90 que coloca o mascote em lutas diretas contra chefes e mais ou menos as mesmas mecânicas dos seus jogos originais, só que um pouquinho simplificadas.

Quem gosta de jogos de tiro vai se divertir com clássicos como 1943 Kai e Eco Fighters, excelentes jogos mesmo nos dias de hoje. As lutas estão bem representadas com o retorno de alguns Street Fighter (o primeiro, o Alpha 2, etc), e no âmbito da ação, você pode encontrar o fantástico beat’em up Knights of the Round e o diferente Saturday Night Live – que está presente ainda hoje no lore de Street Fighter graças à Alex.

Um jogo que fazia tempo que não dava as caras novamente foi Magic Sword, um dos jogos de ação mais divertidos para se gastar tempo nos arcades no passado. Seu retorno foi meio inesperado, mas com certeza será muito apreciado.

Uma lista completa dos jogos disponíveis no bundle pode ser acessado no site oficial.

Extras colecionáveis

É possível complementar a experiência através dos extras colecionáveis que o jogo fornece, inclusive se você tiver o save do jogo anterior, ganha muito mais itens de personalização.

É possível destravar novas músicas e temas específicos para a sua área de fliperamas, encontrar ilustrações especiais de praticamente todos os jogos, e isso inclui as artes originais dos arcades e muito mais. Só que é preciso comprar pelo menos alguns jogos da lista avulsa (ou o bundle inteiro) para ter acesso a todos os bônus.

Capcom Arcade 2nd Stadium é uma boa coletânea, mas não é o melhor trabalho da Capcom nesse quesito. Se você gosta de apenas de colecionar os títulos, será um bom item, caso contrário, migre para as coleções mais antigas,como a de 30 anos de Street Fighter ou mesmo a Fighting Collection, com muito mais opções para a sua jogatina.

■ Jogo: Capcom Arcade 2nd Stadium  ■ Publicação: Capcom  ■ Desenvolvedora: Capcom
■ Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Series X / S, PC, Nintendo Switch   ■ Lançamento: 21/07/2022

Comunidade Geek Here

Divirta-se, mas tenha bom senso e respeite os outros.

Deixe uma resposta