Esports Games
872 Views
0

Conheça um pouco sobre o EVO 2022, o maior torneio de jogos de luta do mundo

Depois de dois anos, alguns cancelamentos e poucos eventos online, o EVOLUTION CHAMPIONSHIP SERIES retorna em 2022 no seu formato clássico, presencial. Ele vai acontecer na cidade de Las Vegas durante o próximo final de semana, iniciando suas atividades na sexta-feira, 5 de agosto.

Também será o primeiro ano presencial desde a assimilação do evento pela Sony Interactive Entertainment. A administração do evento agora é parte do conglomerado PlayStation e talvez muita coisa mude daqui em diante – mas não para esta edição, que permanece quase a mesma coisa dos anos anteriores à pandemia.

Qualquer um pode ser o próximo campeão

Para quem não sabe, o EVO é o torneio de jogos de luta mais popular da atualidade, sendo considerado quase que uma Copa do Mundo para a comunidade fã do gênero, não só pelo fato de reunir jogadores do mundo todo, mas também pelo status de “O Melhor de Todos” que é incumbido aos campeões da disputa.

É o evento mais disputado de todos, seja na dificuldade quanto na quantidade, já que é o torneio com o maior número de inscritos por jogo. Para se ter uma ideia do tamanho, em 2016, no lançamento de Street Fighter V, o game mantém o recorde de inscrições, com mais de cinco mil inscritos. A média até então era de mil e duzentos jogadores por game na disputa (no geral chegam a nove jogos principais por edição do torneio).

O mais legal de competir num EVO é que qualquer um é elegível para a disputa, desde que pague a taxa de inscrição. Não precisa comprovar elo, não precisa estar em dia com as temporadas de nenhum jogo, não precisa ter time patrocinador e nem estar bem ranqueado em nenhum placar, basta se interessar, viajar até Las Vegas e competir. Ah, e levar o seu próprio controle.

Celebridade da noite para o dia

Quem gosta e se interessa por uma carreira no mundo dos esports atualmente deveria procurar saber mais da FGC (Fighting Game Community), a comunidade dedicada aos jogos de luta. Basta que uma única boa luta contra alguém conhecido seja exibida no streaming da competição para as pessoas começarem a procurar a sua tag na internet.

Não estou afirmando que você terá sucesso instantâneo, é óbvio que não é assim. Mas a comunidade é muito fechada nela mesma, e os jogadores tendem a se destacar quando se “apresentam oficialmente” em torneios. Como assim?

Participar de torneios abertos e presenciais garante um certo respaldo aos competidores. Apesar de ser aberto a todos, nem 10% do pessoal que joga online garantindo seus pontinhos se arrisca num offline. “Muita pressão”, “Não tenho nível”, “Nunca joguei um torneio na vida” e por aí vai, as desculpas são muitas.

Só que estar presente ali, enfrentar os grandes campeões da cena e se destacar de alguma maneira em cima deles é um feito que não passará batido. E é assim que as pessoas passarão a conhecer você, e se interessar pelo que tem a oferecer. E às vezes nem precisa ganhar, só fazer uma boa luta.

Hoje temos os veteranos da cena, que jogam as lutas virtuais há pelo menos 15 anos (ou mais), e normalmente mantêm-se no topo por conta da experiência adquirida. Não há atalhos no mundo dos jogos de luta, e é preciso entender que não é um vídeo do YouTube que o fará aprender todos os macetes utilizados por Daigo Umehara, Tokido, Justin Wong e por aí vai.

Se ganhar num torneio presencial local já lhe garante um status dentro da própria comunidade, imagina se destacar num EVO da vida, com mais de 200 mil pessoas assistindo as partidas via canais de streaming… O jogador que consegue isso já tem um belo primeiro passo numa carreira de sucesso dentro dos esports.

Para 2022 contamos com a presença de alguns brasileiros na disputa. Além da galera “anônima” que luta sozinha por seus dias vindouros de glória, temos dois brasileiros encabeçando o time da GamesCare: Gust, exímio jogador de E. Honda e atual campeão da Capcom Cup Sul Americana; e Kang, um dos maiores nomes do cenário de The King of Fighters XV, que recentemente garantiu a quinta colocação no CEO, um dos grandes torneios norte americanos do primeiro semestre de 2022. Boa sorte para eles!

Pequena mudança em 2022

A pequena (porém grande) mudança do EVO para o ano de 2022 é que Street Fighter não será mais o soberano da disputa. O game normalmente é o responsável por fechar a noite das finais, que acontece no domingo, último dia do EVO.

Este ano foram nove jogos escolhidos para compor o line-up oficial da competição. O retorno de alguns veteranos, como Street Fighter V – provavelmente o seu último ano –, Tekken 7, Mortal Kombat 11 Ultimate, Dragon Ball FighterZ e Skullgirls colocaram suas comunidades em alerta.

Um jogo de 2020, mas que não teve a chance de brilhar no EVO naquele ano – por questões de pandemia – foi Granblue Fantasy Versus. E por isso (acho) ele retorna para ter uma nova chance em 2022, com um torneio exclusivo reunindo os melhores jogadores da comunidade.

Os grandes novatos ficam por conta de Guilty Gear -Strive-, lançado em 2021, Melty Blood Type Lumina, também de 2021, e The King of Fighters XV, nova esperança da SNK, lançado em fevereiro de 2022 e que conta com uma grande base de fãs na América do Sul (e Ásia, claro).

A organização do EVO optou por não eleger sozinha quem seriam os grandes maiorais do domingo, dia das finais. É que não dá para separar um único dia para realizar o TOP 8 de nove jogos, daí foi decidido que os quatro jogos com o maior número de inscritos seriam responsáveis pelo show do último dia.

Para a surpresa de alguns, Guilty Gear -Strive- foi o grande vencedor, com o maior número de inscritos em 2022. Seguido de perto por Street Fighter V, Tekken 7 e o estreante The King of Fighters XV abrirá a manhã das disputas (para nós as finais acontecem a partir das 14h).

Como funciona o EVO 2022?

O EVO é um torneio, ok, mas também é um evento presencial que vale a pena visitar. Além das competições, a chance de conhecer jogadores famosos e interagir com a FGC mundial, também existem algumas ativações especiais para os visitantes que não vão competir.

De palestras com os distintos membros da indústria – personalidades como Katsuhiro Hara, Daisuke Ishiwatari, Yoshinori Ono e tantos outros – a pura e simples cultura capitalista de comprar bugigangas relacionadas ao mundo dos jogos de luta. Tem muita coisa rara, muita coisa única que só é vendida durante os dois primeiros dias do evento (ou até durarem os estoques.

Em relação aos torneios, as partidas acontecem numa FT2 (First to Win 2, ou seja, o primeiro a vencer duas vezes ganha). Todas as finais acontecem no formato FT3 (o que vencer primeiro três partidas)Já assistiu a algum torneio na vida? O EVO 2022 é bem parecido com as chaves dos torneios tradicionais, com exceção de que ele é realizado em duas etapas, com uma chave dos vencedores (winners brackets) e outra dos perdedores (losers brackets).

É como se todos tivessem duas vidas para gastar durante a competição. Se perder uma FT2, ainda tem mais uma vida para queimar, só que será necessário jogar praticamente o dobro de vezes para chegar a uma final. Por isso, nas Grandes Finais, se o jogador da losers bracket quiser vencer, ele vai precisar vencer duas FT3, ou seja, seis lutas para sagrar-se campeão. Não é uma tarefa fácil.

Todos os jogadores começam no que eles chamam de “pools”, a peneira maior. Estas lutas acontecem nos dois primeiros dias do evento. Este ano serão 1324 participantes divididos em 64 pools iniciais. O TOP 192 vem com mais oito pools e TOP 48 mais uma última etapa antes do TOP 8. Os oito finalistas se enfrentam no stream, ao vivo, para o mundo todo no domingo.

Anúncios especiais

Já tem alguns anos que o EVO se tornou palco para anúncios referentes aos jogos de de luta. Vídeos de reações da plateia de anúncios inesperados povoam o YouTube. De Geese Howard em Tekken 7 à primeira menção de The King of Fighters XV, ainda em 2019, temos que esperar por qualquer coisa.

Infelizmente, Ed Boon já confimou via Twitter pessoal que não haverá anúncios referentes à um novo Mortal Kombat este ano. Por outro lado, já é oficial que a Capcom deve trazer novidades à respeito de Street Fighter 6 – uma versão demo do jogo também estará disponível para todos os visitantes do torneio.

O que mais vamos ter por lá ainda é um mistério. Bandai Namco deve ter seus anúncios, assim como a Arc System Works, que deve mostrar os planos para a segunda temporada de Guilty Gear -Strive-. É esperar para ver, normalmente quem gosta de jogos de luta não se decepciona.

Onde assistir o EVO?

O EVO 2022 será transmitido tanto na Twitch oficial do torneio quanto no YouTube. É bom ficar de olho também em redes sociais para tentar assistir os torneios “não oficiais” aqueles que acontecem fora dos grandes palcos. A comunidade se une e colocam os seus jogos favoritos para transmissão, e tem muita coisa boa.

Neste link está o calendário oficial com as transmissões do EVO. A disputa começa sempre às 10h de Las Vegas (o equivalente às 14h de Brasília).

Comunidade Geek Here

Divirta-se, mas tenha bom senso e respeite os outros.

Deixe uma resposta